A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma. Possibilita que adquira atitudes essenciais para seu desenvolvimento como senso crítico, sensibilidade e criatividade. “Trabalhar com obras de arte na educação infantil tem como principal objetivo trazer conhecimento de mundo para dentro da sala de aula, enriquecendo e ampliando o universo cultural das crianças”, diz Elizabeth Lombardi, professora de arte do Colégio Pitágoras Cidade Jardim.
Elizabeth explica que por meio da releitura de obras de artistas conhecidos, as crianças adquirem competências: “a partir dos quatro anos, as crianças já são capazes de dar significado às informações recebidas e utilizá-las para se expressar. Os artistas escolhidos devem ter referências com a realidade das crianças para que possam encontrar alguma identificação. Por se tratar de crianças menores que ainda estão estruturando as formas, podemos escolher artistas abstratos, como Miró e kandinsky. Pollock, se a intenção for trabalhar com cores e pinceladas fortes. Monet, com flores, cores e pinceladas soltas”, sugere.
A professora ainda ressalta que alguns artistas figurativos são muito atraentes por retratarem sua infância em suas obras, como Cândido Portinari (Brincadeiras de Criança) e Tarsila do Amaral (formas inusitadas e cores muito alegres do nosso país tropical). “Podemos ainda trabalhar com renascentistas, com suas madonas e autorretratos. Com Volpi e suas bandeirinhas e mastros, se a intenção for formas simples”.
Fonte: Pompom
Nenhum comentário:
Postar um comentário